TRÁFEGO AÉREO
DECEA realiza reunião com EUROCONTROL para tratar da gestão de capacidade
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), realizou, nesta segunda-feira (26/05), uma reunião com o representante do Centro de Controle da Área Superior (MUAC) da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e integrantes do DECEA e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).
O objetivo foi promover a troca de experiências sobre modelos e ferramentas voltados à gestão de capacidade no controle do espaço aéreo. O encontro reforçou o compromisso do Brasil com a adoção de boas práticas internacionais e com o aprimoramento contínuo da performance operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Durante a reunião, foram debatidos os desafios e as oportunidades no planejamento e gerenciamento da capacidade dos setores de controle, com foco na aplicação de dados estatísticos, previsões de demanda e estratégias para balanceamento da carga de trabalho.
O representante do MUAC/EUROCONTROL, Flemming Nyrup, apresentou a abordagem consolidada do Centro de Controle de Área mais complexo do mundo, que utiliza modelos preditivos e ferramentas automatizadas para apoiar decisões operacionais em tempo real, especialmente em cenários de alta complexidade.
Os representantes do CGNA compartilharam os processos atualmente adotados no Brasil e os desafios operacionais enfrentados, que se apresentam de forma distinta em relação ao cenário europeu. Foram destacadas as especificidades da realidade nacional, como a extensão territorial, a diversidade de tráfego e os diferentes estágios de maturidade tecnológica, além do esforço contínuo para aprimorar os processos de gestão de capacidade com base em critérios objetivos e operacionais.
A troca de experiências possibilitou uma análise comparativa entre os diferentes contextos operacionais e reforçou o compromisso do SISCEAB em buscar soluções cada vez mais inovadoras, eficazes e sustentáveis para o gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil.
“Esta parceria do DECEA junto ao EUROCONTROL tem sido fundamental no desenvolvimento de novos conceitos e indicadores de performance, visando atender as demandas da comunidade aeronáutica de forma mais eficaz”, finalizou o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich.
Fotos: DECEA