TRÁFEGO AÉREO

DECEA realiza reunião com EUROCONTROL para tratar da gestão de capacidade

O objetivo foi trocar experiências e aperfeiçoar o processo de aplicação das medidas de gerenciamento de fluxo do tráfego aéreo
Publicada em: 28/05/2025 11:07
| Atualizada em: 28/05/2025 11:07
Imprimir
Fonte: Denise Fontes (DECEA)
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

Reunião do DECEA com EUROCONTROL para tratar da gestão de capacidade O  Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), realizou, nesta segunda-feira (26/05), uma reunião com o representante do Centro de Controle da Área Superior (MUAC) da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e integrantes do DECEA e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

O objetivo foi promover a troca de experiências sobre modelos e ferramentas voltados à gestão de capacidade no controle do espaço aéreo. O encontro reforçou o compromisso do Brasil com a adoção de boas práticas internacionais e com o aprimoramento contínuo da performance operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Reunião do DECEA com EUROCONTROL para tratar da gestão de capacidadeDurante a reunião, foram debatidos os desafios e as oportunidades no planejamento e gerenciamento da capacidade dos setores de controle, com foco na aplicação de dados estatísticos, previsões de demanda e estratégias para balanceamento da carga de trabalho.

O representante do MUAC/EUROCONTROL, Flemming Nyrup, apresentou a abordagem consolidada do Centro de Controle de Área mais complexo do mundo, que utiliza modelos preditivos e ferramentas automatizadas para apoiar decisões operacionais em tempo real, especialmente em cenários de alta complexidade.

Reunião do DECEA com EUROCONTROL para tratar da gestão de capacidadeOs representantes do CGNA compartilharam os processos atualmente adotados no Brasil e os desafios operacionais enfrentados, que se apresentam de forma distinta em relação ao cenário europeu. Foram destacadas as especificidades da realidade nacional, como a extensão territorial, a diversidade de tráfego e os diferentes estágios de maturidade tecnológica, além do esforço contínuo para aprimorar os processos de gestão de capacidade com base em critérios objetivos e operacionais.

A troca de experiências possibilitou uma análise comparativa entre os diferentes contextos operacionais e reforçou o compromisso do SISCEAB em buscar soluções cada vez mais inovadoras, eficazes e sustentáveis para o gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil.

Reunião do DECEA com EUROCONTROL para tratar da gestão de capacidade“Esta parceria do DECEA junto ao EUROCONTROL tem sido fundamental no desenvolvimento de novos conceitos e indicadores de performance, visando atender as demandas da comunidade aeronáutica de forma mais eficaz”, finalizou o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich.

Fotos: DECEA